NA FOSSA 2.0

Ingredientes: uma dose de cachaça, um barraco vergonhoso ou um tumblr — cada um afoga as mágoas como quer

Clichetes
clichetes

--

por Ana Campos

A pós levar ou dar um indecente pé na bunda e acordar um tanto amargo nos próximos rodopios da Terra, você: ( ) chora copiosamente; ( ) enche a cara; ( ) faz um tumblr de pôsteres estampados com letras de música para amenizar a chateação?

A gaúcha de Pelotas Lanna Collares assinalou a última (provavelmente, as duas primeiras também) e criou o 180cartazesprasairdafossa.tumblr.com.

Cálculos respaldados pelo livro “Música para Cortar os Pulsos”, de Rafael Gomes, e assegurados pela mãe da designer de 22 anos, cravaram os 180 dias, ou seis meses, como o tempo necessário para a melancolia dos solitários se esvair de vez. A fossa de Lanna se transformou em cartazes e, antes de chegar ao 180º (foram 122 até o fechamento desta matéria), ela, a fossa, já havia saído do corpo da autora.

Cada pôster é acompanhado de um vídeo do Youtube. Chico Buarque é o campeão das citações. Em sua cola, Caetano Veloso. Mas Los Hermanos predominariam se Lanna se deixasse levar unicamente por seu gosto musical.

“Eu sou muito mega super hiper fã de Los Hermanos, não faço muitos cartazes deles porque, se começasse, não pararia mais”, diz ela ao Clichetes, antes de enfileirar ainda Vinicius, Tom, Gil, Gardel -“uma velha guarda que eu adquiri muito carinho por ouvir com meu pai”- Céu, Mariana Aydar, Tono, Jeneci, Tulipa Ruiz.

Arte Lanna Collares

Com o projeto, Lanna virou uma pop star dos macambúzios. “Eu recebo por dia várias mensagens, emails, pedidos de amizade no Facebook. Tudo isso de gente que se identificou, que conta sua história, que quer bater papo. Fiz uma grande amiga por causa do tumblr. Ela era da minha cidade natal e estava morando em Lisboa. Nós nos mandávamos muitos emails e compartilhamos muitas dores.”

Entre as pessoas que colaboraram com a repercussão está a atriz Isis Valverde, que postou em seu Instagram, segundo a gaúcha, o cartaz do dia 38, “Quem é do mar não enjoa”.

(Momento “Ego”: o pôster foi publicado no tumblr em outubro, cerca de um mês depois de a atriz confirmar a separação com o produtor Tom Rezende, com quem já reatou –a relação entre os fatos não tem embasamento algum, aliás. Fim do momento.)

Arte Lanna Collares
FRASE DA MÚSICA UNDER CONTROL, DO THE STROKES

Lanna se formou em artes visuais com habilitação em desgin gráfico em 2011, pela Universidade Federal de Pelotas. Parou no curso quase que por acaso. “Pensei muito em fazer Publicidade, mas em Pelotas só tinha particular. A irmã de uma amiga fazia design, eu vi os trabalhos de aula e achei sensacional. Dei sorte.”

O pôster acima, de “Under Control” (The Strokes) é o seu preferido. “O processo criativo é bem aberto, pode durar 5 minutos ou 50. Coloco a música e deixo tocando até acabar o cartaz. Esteticamente, vai na onda da música, do que senti e etc.” Quando o projeto chegar ao fim, Lanna cogita uma exposição. “Ainda não sei bem o que vai ser, mas algo sairá.”

A letra sem rancor de “Futuros Amantes” (Chico Buarque) inaugura o tumblr. Sobre o rompimento, a designer não fala. “A ideia nunca foi expor ninguém. [O relacionamento] Durou bastante, e o tempo foi o porquê do término.” Lanna superou a fossa antes dos seis meses estipulados, mas lhe parece um prazo eficaz.

“Acho que é suficiente pra lembrar com carinho e esquecer só a parte que é pra esquecer. É um tempo de se dar tempo”.

Arte Lanna Collares

--

--