ZED NESTI E O BRASIL PRA INGLÊS VER

Na mostra Pra Inglês Ver, em SP, o artista questiona a identidade do brasileiro usando ícones da cultura de massa

Clichetes
clichetes

--

por Andréia Martins e Jonatas Bueno

Geisel

O momento não poderia ser mais propício para refletirmos sobre uma pergunta: quem somos nós, brasileiros? Vinte anos após a publicação de O Povo Brasileiro, de Darcy Ribeiro, obra considerada fundamental para entender a formação do nosso povo, o artista plástico carioca Zed Nesti recorre aos ícones da cultura de massa e outros clichês para refazer essa pergunta colocando em contraste o Brasil real e aquele feito “pra inglês ver”.

A expressão, aliás, dá nome à mostra, a primeira individual de Zed em São Paulo. A idéia central do trabalho é a influência da relação que o brasileiro tem com o olhar estrangeiro na formação de sua auto-imagem. “O início do trabalho é intuitivo. Eu não tenho uma linha que eu quero seguir, que eu quero falar sobre o assunto. Eu começo pesquisando imagens, escolhendo, vendo. E daí foi surgindo aos poucos um tema”, conta ele em entrevista ao Clichetes na galeria Bolsa de Arte.

Zed tem um processo bem particular na hora de pintar: após selecionar a imagem no computador, ele a altera no photoshop, reduz a saturação e coloca outros filtros — é como se brincasse no Instagram, mas à moda antiga. Na sequência ele projeta a imagem numa tela ou parede em branco e risca os contornos com carvão, para depois pintar com tinta óleo.

As imagens que você vê nos quadros foram escolhidas aleatoriamente, das incansáveis buscas no Google ou outras ferramentas. Mas como lidar com a questão dos direitos autorais e apropriação de imagens?

“A cabeça que a gente tem hoje de propriedade, do direito de ter é uma coisa recente, vem do capitalismo. De ter, de processar, de direitos intelectuais. Nesse trabalho as imagens são todas apropriações, e eu estou falando sobre o trabalho desses fotógrafos, jornalistas e cineastas também, não deixa de ser um comentário sobre como essas imagens foram importantes na construção da nossa identidade”, diz Zed. Assista à entrevista abaixo:

video

Mostra Pra Inglês Ver
Até 7 de maio de 2016, na galeria Bolsa de Arte (rua Mourato Coelho, 790, Vila Madalena), em São Paulo. A entrada gratuita, de segunda a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 11h às 17h.

--

--